O Apelo Materno da Rainha do Céu

A Profunda exortação de dom Carlos Massieu sobre a importância da Virgem Maria em nossos dias e em nossa salvação

Queridos irmãos e irmãs, 

As palavras que gostaria de compartilhar com vocês neste pequeno artigo pretendem ser uma introdução ao livro “A Virgem Maria no Reino da Divina Vontade” escrito pela Serva de Deus Luisa Piccarreta. O livro consiste originalmente em 31 meditações a serem feitas no mês de maio, as quais Luisa escreveu na Casa da Divina Vontade, em Corato, no dia 6 de maio de 1930.

Não quero explicar os detalhes da publicação e das edições realizadas, pois não é o objetivo deste artigo.

Desde criança a Serva de Deus Luísa Piccarreta teve uma relação muito profunda com a Virgem Maria, que sempre acompanhou e orientou Luísa para dispor e ajudá-la a cumprir a sua missão de “alma vítima” e de “Pequena Filha da Divina Vontade”. Este livro com as lições de Maria foi escrito quando Luísa já era adulta e vivia na plenitude do Reino da Vontade Divina, para que Luísa pudesse partilhar facilmente as verdades e práticas mais profundas de “viver na Divina Vontade “, como ensinado pela Rainha Celestial.

Com a ajuda do Espírito Santo tentarei destacar o propósito deste Livro e a importância destas meditações as quais somos convidados a fazer e a colocar em prática para que a Divina Vontade se cumpra em nós e venha o Seu Reino.

No Apelo Materno da Rainha dos Céu, no início do Livro, descobrimos claramente o propósito do Livro e das lições que nele encontramos. É a própria Maria quem nos visita porque nos ama, porque quer ficar conosco como mestra, modelo e exemplo. Isto é fruto do Seu amor por nós, mas não basta que Maria nos ame tanto, como Seus filhos, devemos corresponder a este amor e ser fiéis e atentos aos Seus ensinamentos.

Ela nos diz claramente, assim que inicia seu apelo, qual o motivo desta visita e seus ensinamentos: “Venho convidá-los a entrar no Reino de sua Mãe, isto é, no Reino da Divina Vontade; e bato à porta do seu coração porque quero que a abra…. ”

Isso significa que ainda não vivemos no Reino d’Ela, no reino da Divina Vontade. Podemos dizer, como Ela nos dirá mais tarde, que vivemos no Reino da nossa vontade e Ela deseja conduzir-nos ao Seu Reino. No entanto, esta passagem de um reino para outro não se realizará sem a nossa vontade. Nossa Mãe Celestial, como Jesus, para cumprir Seu propósito, bate à porta do nosso coração e nos convida a abri-lo para Ela. Como disse Santo Agostinho: “Deus que te criou sem você, não te salvará sem você”. Não podemos entrar no Reino da Divina Vontade a menos que Deus primeiro nos convide, mas uma vez feito o convite cabe a nós dizer sim e depois trabalhar para entrar.

 

A Virgem Maria nos ensina a viver a Divina Vontade

Estas meditações ou lições têm como objetivo nos ajudar a aprender a viver de Céu e não mais da Terra. Se lermos com atenção e praticarmos o que a Mãe Celestial nos ensina, encontraremos todos os bens, seremos verdadeiramente ricos e felizes, porque a Divina Vontade será a nossa vida, o nosso tudo e o nosso alimento. Teremos a companhia incessante de Maria que nos fará muito felizes e cuidará de nossas necessidades. Novamente, tudo isso acontecerá se concordarmos em viver unidos a Ela. 

Através das Suas lições, a nossa Mãe quer ensinar-nos a “viver da Divina Vontade”, que é a mesma vida que Ela viveu na terra. Como Rainha, a Virgem Maria tem a missão de formar o seu povo e, como Mãe, os seus filhos, que são chamados a conhecer a Divina Vontade e deixá-la reinar em todos os lugares. Este é o propósito deste “Livro de Ouro”, que sai do centro do Coração Imaculado de nossa Mãe, para nos tornar semelhantes a Ela, se quisermos. 

Estas Lições e Orações que Maria nos ensina neste Livro são o caminho que nos conduzirá a este Reino feliz e, ao envolver o Céu e a Terra, todos se comprometerão a suplicar o adorável reino da Divina Vontade. Assim trabalharemos juntos para apressar a vinda do Reino e unidos a Ela, conseguiremos que a Divina Vontade seja feita na terra como no Céu, segundo o desejo de Jesus, nosso Divino Mestre e Rei. 

Luísa responde a este apelo da nossa Mãe Celestial com a seguinte oração, e nós também: 

“Rainha Imaculada, minha Mãe Celestial, 

Venho aos seus  joelhos maternos 

abandonar-me em seus braços, como sua querida filha, 

e implorar-lhe, com meus suspiros mais ardentes, 

neste mês consagrado à Senhora, a maior graça de todas: 

que me admita a viver no Reino da Divina Vontade”. 

Então, aqui descobrimos claramente a importância que a nossa vontade tem no plano de Deus. Ele nos deu a nossa vontade precisamente para este propósito, para aderir à Sua Vontade, para pedir, desejar, amar e retribuir o Seu Amor e a Sua Vontade que quer nos fazer possuir o Seu Reino e viver Nele.  A nossa vontade é dotada de livre arbítrio e podemos escolher outros caminhos, e até outra vida, mas se não escolhermos Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, não seremos livres, mas escravos. Cabe a nós tomar a decisão sábia e correta. 

A verdade nos libertará, e é por isso que Luísa e nós, juntos, pedimos a Maria com confiança, que Ela guie nossos passos e todo o nosso ser no reino da Divina Vontade para vivermos a vida perene na Divina Vontade. 

Convido-os a ler e meditar assiduamente estas lições e a entregar a nossa vontade à nossa Mãe, pedindo que Ela a troque com a Vontade Divina de não sairmos do Seu reino. 

Concluamos com as últimas palavras de Luísa à nossa Mãe: “ 

Por isso, peço-te que me ilumine para me fazer compreender o que significa ‘Vontade de Deus’ ”. 

Salve Maria. 

Unidos na Divina Vontade. 

 

Dom Carlos Massieu 

https://www.luisapiccarretaofficial.org/