Por doze dias, Padre Latifo Fonseca, de Moçambique, esteve em visita à Associação do Senhor Jesus/Rede Século 21
Padre Fonseca veio em missão, enviado pelo brasileiro Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo da Diocese de Pemba, cidade localizada ao norte de Moçambique, na África. O objetivo de sua visita é levar para casa experiências que contribuam com o desenvolvimento integral da pessoa humana e o enriquecimento da área de comunicação e evangelização, tanto da diocese como de todo o país, além de conteúdo para a Rádio Católica Sem Fronteiras, da qual é diretor.
Os Passionistas (Congregação da Paixão de Jesus Cristo), aos quais faz parte padre Fonseca, têm o compromisso de promover, com a palavra e com a própria vida, a memória da Paixão de Nosso Senhor.
Por esse motivo, assim que teve acesso ao livro “As 24 Horas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”, escrito por Luísa Piccarreta, padre Fonseca interessou-se em levar na mala, em sua viagem de volta, exemplares desta publicação, tanto para ser lida e meditada por membros de sua congregação, como para a distribuição entre paroquianos da diocese de Pemba, onde o idioma oficial é o português.
Padre Fonseca ajuda-nos, assim, a fazer tal como é o desejo de Jesus, revelado a Luísa Piccarreta: que em cada cidade ou aldeia haja pelo menos um exemplar destes escritos, para que sejam praticadas as Horas do Relógio da Paixão.
Depois de três meses em solo brasileiro, padre Fonseca retorna ao país de origem tendo cumprido a sua missão, deixando-nos muito de seu conhecimento e sua cultura.
Foi, sem dúvida, uma troca enriquecedora, fruto de uma experiência piloto de parceria em longo prazo entre a Rede Século 21 e a diocese de Pemba, envolvendo as diversas áreas de atuação que ambas dispõem.
Da Redação RS21